15 outubro 2012

312 - O muro: Que vergonha . . .

Foto: Europa.eu
A classificação parece que foi utilizada pela primeira vez em referência ao Muro de Berlin. A sua queda tem pouco mais de uma vintena de anos e foi um marco histórico para a humanidade. Entretanto outros muros se foram construindo pelo Mundo, esquecendo-se a vergonha que foi o de Berlin.

Além dos vergonhosos muros, que por o serem físicos, eram visíveis e incómodos, outros há que embora invisíveis, são mais perniciosos e malévolos que os outros: Porque não se vêm, apenas se sentem  e, portanto, mais perigosos que aqueles. Nas Caldas das Taipas existe há uns tempos  a esta parte uma coisa dessas que quer obrigar a que se formem dois blocos. E todos aqueles que não queiram fazer parte de um deles, são apontados a dedo como pertencendo ao outro. E sentem-se incomodados. E com o passar do tempo, já começam a pensar se realmente não estará na hora "de cair" para um dos lados, mesmo não querendo.

É uma autêntica vergonha este muro e, actos recentes demonstram-me, até daqueles de quem menos se espera ajudam na sua construção. Que Taipas esta!! Quem te vi(ve)u e quem te vê!!!

E eu vou andando por aí e, por convicção, vou ignorando o muro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, Quim, nem sempre estamos de acordo, e, pelo que vejo, em matéria de sociedade taipense estamos em divergência. Eu acho que somos uma sociedade quase "tribal", em que ainda conta demasiado o parentesco, a origem familiar. São resquícios do passado que revelam o nosso garu de desenvolvimento social.

E, falando da Assembleia Municipal, eu aproveito para expressar publicamente o meu desagrado e até desconforto pelo papel desempenhado pelo sr. presidente da Junta, que não estando como era seu direito estar, esteve como público. Ficou mal ao autarca e ao cidadão.
Abraço
Capela